domingo, 16 de setembro de 2012

Pega Rabos


Como brincar

Divida os participantes em duas equipes – ou mais, dependendo do número de participantes – e distribua, para cada uma, pedaços de pano ou fitas de cores diferentes, identificando cada time. Os jogadores devem prender a fita no cós da calça ou bermuda, como se fosse um rabo.

Neste jogo de pega-pega, as crianças correm umas atrás das outras e tentam pegar o maior número de ‘rabos’ da equipe adversária. Quem ficar sem rabo espera a brincadeira acabar. Dica: determine um tempo para a caçada, como dois ou três minutos.

O que o aluno poderá aprender com esta aula?

● Encarar vitórias e derrotas com tranquilidade;
● Compreender que viver em sociedade é conviver com regras o tempo todo;
● Demonstrar que as restrições também podem fazer parte dos desafios;
● Assimilar questões como cooperação, limitação, adequação e competição.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor poderá fazer uso de exemplos de ações humanas que são orientadas por normas, regras e leis. Pode-se inclusive começar pela escola ou pela família. Em ambas, abordam-se as regras que são destinadas às crianças levando a compreender a razão de sua existência. Apresentar também o que são essas regras, normas e leis, por quem são criadas e por que a necessidade delas.

Avaliação

O professor deve avaliar a participação dos alunos ao longo da aula. O enfoque não é obediência às regras, somente, mas o envolvimento e a interação com os colegas durante toda a aula. Conversas com os alunos são sempre importantes e mostram o interesse das crianças pelo tema escolhido, além de indicar outras possibilidades para aulas seguintes. O professor deve pensar em questões como: o que os alunos aprenderam nessa aula? Quais são as estratégias pedagógicas que necessitam de ajustes? Como foi a participação da turma em diferentes momentos da aula? As crianças foram capazes de se organizar em grupos de trabalho? Houve possibilidade de interdisciplinaridade? As crianças já conheciam as brincadeiras dos pais, dos professores e funcionários ou somente as dos seus pares? As crianças entenderam a proposta? Os alunos foram capazes de ensinar outras brincadeiras? Estavam motivadas para brincar? Os objetivos da aula foram alcançados? Entre outras.
 

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