|
Como
brincar
Divida os participantes em duas
equipes – ou mais, dependendo do número de participantes – e distribua, para
cada uma, pedaços de pano ou fitas de cores diferentes, identificando cada
time. Os jogadores devem prender a fita no cós da calça ou bermuda, como se
fosse um rabo.
Neste jogo de pega-pega, as crianças
correm umas atrás das outras e tentam pegar o maior número de ‘rabos’ da equipe
adversária. Quem ficar sem rabo espera a brincadeira acabar. Dica:
determine um tempo para a caçada, como dois ou três minutos.
O que o
aluno poderá aprender com esta aula?
● Encarar vitórias e derrotas com
tranquilidade;
● Compreender que viver em sociedade é conviver com regras o tempo todo;
● Demonstrar que as restrições também podem fazer parte dos desafios;
● Assimilar questões como cooperação, limitação, adequação e competição.
● Compreender que viver em sociedade é conviver com regras o tempo todo;
● Demonstrar que as restrições também podem fazer parte dos desafios;
● Assimilar questões como cooperação, limitação, adequação e competição.
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O
professor poderá fazer uso de exemplos de ações humanas que são orientadas por
normas, regras e leis. Pode-se inclusive começar pela escola ou pela família. Em
ambas, abordam-se as regras que são destinadas às crianças levando a
compreender a razão de sua existência. Apresentar também o que são essas
regras, normas e leis, por quem são criadas e por que a necessidade delas.
Avaliação
O professor
deve avaliar a participação dos alunos ao longo da aula. O enfoque não é
obediência às regras, somente, mas o envolvimento e a interação com os colegas
durante toda a aula. Conversas com os alunos são sempre importantes e mostram o
interesse das crianças pelo tema escolhido, além de indicar outras
possibilidades para aulas seguintes. O professor deve pensar em questões como:
o que os alunos aprenderam nessa aula? Quais são as estratégias pedagógicas que
necessitam de ajustes? Como foi a participação da turma em diferentes momentos
da aula? As crianças foram capazes de se organizar em grupos de trabalho? Houve
possibilidade de interdisciplinaridade? As crianças já conheciam as
brincadeiras dos pais, dos professores e funcionários ou somente as dos seus
pares? As crianças entenderam a proposta? Os alunos foram capazes de ensinar
outras brincadeiras? Estavam motivadas para brincar? Os objetivos da aula foram
alcançados? Entre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário