Os
jogos e brincadeiras são utilizados pelos profissionais da área do lazer sem
muita distinção e sem uma definição consistente. Buscaremos definir jogos e
brincadeiras de maneira a auxiliar na aplicação adequada destas atividades.
BRINCADEIRAS
–
São atividades que podem ser experimentadas individualmente ou em grupo. Quando
individualmente, normalmente não possuem regras. Podem ser alteradas a todo o
momento. São atividades cíclicas, isto é, não é marcada por acontecimentos intermediários
que modificam sua característica, não possui um fim e sim um reinício. As brincadeiras
não possuem vencedores.
JOGOS
–
São atividades que são caracterizadas pelo grupo, com exceção dos jogos
eletrônicos, essas atividades são desenvolvidas apenas coletivamente. São
elaboradas com regras para o entendimento e desenvolvimento da atividade. Seu
desenvolvimento é padronizado com inicio, meio e fim. Está previsto sempre um
vencedor ou vencedores. Normalmente formado por equipes. Um jogo pode ser
modificado previamente ou durante o seu desenrolar.
Caso
seja necessária uma mudança de regra ou ajuste; o profissional deve realizar uma
pausa, modificar e reiniciar a atividade.
BRINCADEIRA
•
Não há vencedor;
•
Não há regras. Se elas existem, são poucas e muito simples;
•
Não há um final determinado;
•
Não existe um grande objetivo a ser alcançado;
•
Nem sempre há uma evolução regular;
•
Podem ser feitas modificações ao longo da atividade.
JOGO
• Há
vencedor;
• Há
regras pré-determinadas, e geralmente, um árbitro para assegurar que as regras sejam
cumpridas;
• Há
início, meio e fim;
•
Existem objetivos a serem alcançados: a vitória, o maior número de pontos, etc;
• Há
uma evolução regular;
•
Não se muda as regras de um jogo durante a sua execução;
•
Devemos parar a atividade, explicar as novas regras e reiniciar o jogo. Caso
ocorram muitas mudanças nas regras, o jogo fica descaracterizado, originando outro
jogo, que não o inicial.
Caçador tigre
espingarda
Divididos em duas
equipes, uma em frente à outra. O recreado demonstra para as equipes os
seguintes sinais:
Caçador: Braços
cruzados
Tigre: Imitando com
as mãos garras de um tigre
Espingarda: imitando
com as mãos uma espingarda
Cada equipe deve
escolher apenas um sinal de cada vez, sem que a outra equipe saiba qual é o
sinal. Ao apito do monitor uma equipe demonstra o sinal escolhido para a outra equipe.
O caçador vence a
espingarda.
A espingarda vence o
tigre.
O tigre vence o caçador.
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