sábado, 29 de setembro de 2012

JOGOS E BRINCADEIRA


 

Os jogos e brincadeiras são utilizados pelos profissionais da área do lazer sem muita distinção e sem uma definição consistente. Buscaremos definir jogos e brincadeiras de maneira a auxiliar na aplicação adequada destas atividades.

 

BRINCADEIRAS – São atividades que podem ser experimentadas individualmente ou em grupo. Quando individualmente, normalmente não possuem regras. Podem ser alteradas a todo o momento. São atividades cíclicas, isto é, não é marcada por acontecimentos intermediários que modificam sua característica, não possui um fim e sim um reinício. As brincadeiras não possuem vencedores.

JOGOS – São atividades que são caracterizadas pelo grupo, com exceção dos jogos eletrônicos, essas atividades são desenvolvidas apenas coletivamente. São elaboradas com regras para o entendimento e desenvolvimento da atividade. Seu desenvolvimento é padronizado com inicio, meio e fim. Está previsto sempre um vencedor ou vencedores. Normalmente formado por equipes. Um jogo pode ser modificado previamente ou durante o seu desenrolar.

Caso seja necessária uma mudança de regra ou ajuste; o profissional deve realizar uma pausa, modificar e reiniciar a atividade.

BRINCADEIRA

• Não há vencedor;

• Não há regras. Se elas existem, são poucas e muito simples;

• Não há um final determinado;

• Não existe um grande objetivo a ser alcançado;

• Nem sempre há uma evolução regular;

• Podem ser feitas modificações ao longo da atividade.

JOGO

• Há vencedor;

• Há regras pré-determinadas, e geralmente, um árbitro para assegurar que as regras sejam cumpridas;

• Há início, meio e fim;

• Existem objetivos a serem alcançados: a vitória, o maior número de pontos, etc;

• Há uma evolução regular;

• Não se muda as regras de um jogo durante a sua execução;

• Devemos parar a atividade, explicar as novas regras e reiniciar o jogo. Caso ocorram muitas mudanças nas regras, o jogo fica descaracterizado, originando outro jogo, que não o inicial.
ATIVIDADES

Caçador tigre espingarda

Divididos em duas equipes, uma em frente à outra. O recreado demonstra para as equipes os seguintes sinais:

Caçador: Braços cruzados

Tigre: Imitando com as mãos garras de um tigre

Espingarda: imitando com as mãos uma espingarda

Cada equipe deve escolher apenas um sinal de cada vez, sem que a outra equipe saiba qual é o sinal. Ao apito do monitor uma equipe demonstra o sinal escolhido para a outra equipe.

O caçador vence a espingarda.

A espingarda vence o tigre.

O tigre vence o caçador.
 

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