
Alicate
Tesoura
Régua
MATERIAIS
PARA CONFECÇÃO DO BRINQUEDO OU JOGO
BRINQUEDO
08 garrafas pet
01 pedaço de arrame liso
Retalhos de papel contact
01 cabo de madeira
Fita adesiva
|
JOGO
16
garrafas pet
02
pedaços de arrame liso
Retalhos
de papel contact
02
cabos de madeira
Fita
adesiva
|
MONTAGEM
PASSO-A-PASSO
1) Corte
um pedaço de 25 cm de arame liso e molde-o, com o alicate, para originar um
gancho em forma de “U”. Para confeccionar a haste que será fixada no cabo, una
as pontas do arame e torça-as.2) Com a fita adesiva prenda o arame em formato de “U” junto ao cabo.
3) Enfeitar o cabo com tiras de papel contact.
4) Recorte a parte de cima de 2 garrafas pet se forem confeccionar um brinquedo ou de 4 se forem confeccionar um jogo, a uma distância de 10 cm do gargalo, formando um funil. Colar as tiras de papel contact de 33 cm de comprimento por 2 cm de largura, nas aberturas maiores, contornando-as e as figuras geométricas nas laterais das garrafas.
5) Una os gargalos das garrafas, fixando-os com a fita adesiva.
6) Cole uma tira de 10 cm de comprimento por 3,5 cm de largura do papel contact sobre a união dos gargalos.
7) Recorte tiras e figuras geométricas, triângulos, quadrados e círculos, nos papeis contact coloridos e, em seguida cole-os nas garrafas pet, recorte círculos maiores e cole nas tampinhas.
8) Brinquedo finalizado, e pronto para utiliza-lo.
COLOCANDO EM PRÁTICA A BRINCADEIRA
A criança se diverte a vontade, sem limites e sem regras.
COLOCANDO EM PRÁTICA O JOGO
Alinhe as garrafas uma ao lado da outra, mantendo uma distância de 40 cm entre elas. Divida em 2 equipes, cada integrante das equipes vai percorrer o trajeto empurrando o rolinho com o auxilio da vareta, em ziguezague entre as garrafas. O time vencedor será aquele em que o maior número de participantes conseguirem chegar do outro lado sem derrubar os obstáculos.
BRINCAR x JOGAR
Brincar
|
A
ação de brincar, sendo uma atividade não estruturada.
|
Jogo
|
É
compreendido como uma brincadeira que envolve regras.
|
Brinquedo
|
É
utilizado para designar o sentido de objeto de brincar.
|
Atividade
Lúdica
|
Abrange
todos os conceitos anteriores.
|
A brincadeira ou o jogo envolve o
cognitivo, motor e o afetivo-social
Cognitivo
|
Motor
|
Afetivo-Social
|
·
Oralidade
·
Discriminação visual
·
Raciocínio
|
·
Esquema e imagem corporal
·
Coordenação motora
·
Equilíbrio
·
Agilidade
·
Lateralidade
·
Noção de tempo e espaço
|
·
Interativo
·
Colaboração
·
Frustração
·
Limite
·
Motivação
·
Propicia a expressão de comportamento
e dos traços de personalidade
|
O brincar livre num primeiro momento é essencial para que a criança possa explorar tudo a sua volta e experimentar por ela mesma o pensar, o falar e o agir.
O jogo desenvolve a concentração, agilidade e o raciocínio, pois levam as crianças a pensar, inventar, criar, experimentar, tomar decisões e aprender a arriscar. Também ajudam no relacionamento em grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário