FERRAMENTAS
PARA CONFECÇÃO
DO BRINQUEDO
Alicate
Tesoura
Régua
MATERIAIS
PARA CONFECÇÃO DO BRINQUEDO OU JOGO
BRINQUEDO
08 garrafas pet
01 pedaço de arrame liso
Retalhos de papel contact
01 cabo de madeira
Fita adesiva
|
JOGO
16
garrafas pet
02
pedaços de arrame liso
Retalhos
de papel contact
02
cabos de madeira
Fita
adesiva
|
MONTAGEM
PASSO-A-PASSO
1) Corte
um pedaço de 25 cm de arame liso e molde-o, com o alicate, para originar um
gancho em forma de “U”. Para confeccionar a haste que será fixada no cabo, una
as pontas do arame e torça-as.2) Com a fita adesiva prenda o arame em formato de “U” junto ao cabo.
3) Enfeitar o cabo com tiras de papel contact.
4) Recorte a parte de cima de 2 garrafas pet se forem confeccionar um brinquedo ou de 4 se forem confeccionar um jogo, a uma distância de 10 cm do gargalo, formando um funil. Colar as tiras de papel contact de 33 cm de comprimento por 2 cm de largura, nas aberturas maiores, contornando-as e as figuras geométricas nas laterais das garrafas.
5) Una os gargalos das garrafas, fixando-os com a fita adesiva.
6) Cole uma tira de 10 cm de comprimento por 3,5 cm de largura do papel contact sobre a união dos gargalos.
7) Recorte tiras e figuras geométricas, triângulos, quadrados e círculos, nos papeis contact coloridos e, em seguida cole-os nas garrafas pet, recorte círculos maiores e cole nas tampinhas.
8) Brinquedo finalizado, e pronto para utiliza-lo.
COLOCANDO EM PRÁTICA A BRINCADEIRA
A criança se diverte a vontade, sem limites e sem regras.
COLOCANDO EM PRÁTICA O JOGO
Alinhe as garrafas uma ao lado da outra, mantendo uma distância de 40 cm entre elas. Divida em 2 equipes, cada integrante das equipes vai percorrer o trajeto empurrando o rolinho com o auxilio da vareta, em ziguezague entre as garrafas. O time vencedor será aquele em que o maior número de participantes conseguirem chegar do outro lado sem derrubar os obstáculos.
BRINCAR x JOGAR
Brincar
|
A
ação de brincar, sendo uma atividade não estruturada.
|
Jogo
|
É
compreendido como uma brincadeira que envolve regras.
|
Brinquedo
|
É
utilizado para designar o sentido de objeto de brincar.
|
Atividade
Lúdica
|
Abrange
todos os conceitos anteriores.
|
A brincadeira ou o jogo envolve o
cognitivo, motor e o afetivo-social
Cognitivo
|
Motor
|
Afetivo-Social
|
·
Oralidade
·
Discriminação visual
·
Raciocínio
|
·
Esquema e imagem corporal
·
Coordenação motora
·
Equilíbrio
·
Agilidade
·
Lateralidade
·
Noção de tempo e espaço
|
·
Interativo
·
Colaboração
·
Frustração
·
Limite
·
Motivação
·
Propicia a expressão de comportamento
e dos traços de personalidade
|
O brincar livre num primeiro momento é essencial para que a criança possa explorar tudo a sua volta e experimentar por ela mesma o pensar, o falar e o agir.
O jogo desenvolve a concentração, agilidade e o raciocínio, pois levam as crianças a pensar, inventar, criar, experimentar, tomar decisões e aprender a arriscar. Também ajudam no relacionamento em grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário