sábado, 6 de outubro de 2012

JOGO DA VELHA COM O CORPO HUMANO




Este jogo trabalha a atenção, o raciocínio lógico, importância das regras e favorece o aprendizado.
Indicação: a partir de 5 anos de idade.

Como jogar

O jogo da velha com o corpo é jogado da mesma forma que o tradicional, o elemento que representa o (X) fica em pé e o que representa o (O) fica agachado.

No tradicional há um tabuleiro que possui uma matriz de três linhas por três colunas.
Dois jogadores escolhem uma marcação, ou seja, um escolhe o (O) e o outro o (X), Se inicia o jogo através de par ou ímpar, e segue a sequência alternada, ou seja, uma marcação por vez, em uma lacuna que esteja vazia.
O principal objetivo do jogo é fazer com que três (X) ou três (O) fiquem em linha horizontal, diagonal ou vertical, simultaneamente, quando possível impedir que o adversário ganhe a próxima jogada.

Quando um jogador consegue conquistar o objetivo, tem-se o costume de riscar os três símbolos.

Há uma infinidade de jogos, de todos os tipos e formas, os tradicionais de tabuleiro, jogos com sons, cores, jogos de cartas, jogos corporais, jogos de computador, jogos apenas com papel e lápis, jogos matemáticos. Possuem várias classificações: jogos de construção, treinamento, estratégicos, de aprofundamento, jogos motores, cognitivos, competitivos, cooperativos, individuais e em grupo.

Os jogos de construção são utilizados para introduzir algo, para explicar, exemplificar o que precisa ser ensinado e muitas vezes estando por dentro, participando, entendendo a função, as crianças aprendem muito mais rápidas. Quando forem se referir a tal assunto, provavelmente lembraram-se da experiência.

Para as crianças pequenas que estão iniciando o processo de alfabetização, os jogos em que há muitas cores, sons, formatos, influenciam na curiosidade, a criança começa a assimilar as coisas e a distinguir o que é som, cor, forma, letras e números.

Os jogos corporais e as dinâmicas ajudam as crianças a se expressar melhor,  a perder a timidez, ajudam na coordenação motora e nas relações pessoais.

É de grande importância também os jogos cooperativos e em grupo, para desenvolverem desde pequenos o valor do trabalho em grupo, em que é preciso a ajuda e participação de todos.

Até os simples jogos em que só é preciso uma folha e um lápis possui grande importância no desenvolvimento, como exemplo o jogo da velha.

A competição nos jogos precisa ser abordada de maneira delicada, para não criar uma rivalidade, as crianças precisam aprender a perder e a se posicionar corretamente diante da vitória. E isso precisa ser introduzido desde a infância, pois é algo comum ao longo da vida.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário